Sensibilidade

21/02/2015 10:17

Bem, eu não posso afirmar que meu excesso de sensibilidade tenha alguma coisa a ver com meus traumas ou com algo que eu tenha vivido. Pode ser que simplesmente sou assim!

O fato é que eu sou completamente atingida por aquilo que acontece com pessoas que amo ou até por pessoas com as quais não tenha uma relação tão boa. Muitas vezes fico mal com o sofrimento que aquela pessoa está passando, pode parecer natural da forma que estou falando, mas é um sentimento que me prejudica bastante. Muda meu humor e até me deixa mesmo muito cabisbaixa, estraga meu dia ou semana, em fim... Mas, comecei a perceber isso e a mudar!

Será que esse tipo de compaixão exagerada é correto? Acho que não! Estou começando a perceber que muitas vezes, muitas coisas estarão muito além do meu controle, muito além das minhas possibilidades. Como um irmão que eu tenho que está enfrentando um problema muito grande e todas as vezes que ele se afundava, eu de alguma forma ia junto. Digo "ia" porque comecei a mudar isso, porque dessa forma eu não o estava ajudando. Estava apenas sentindo uma dor desnecessária. Não que eu não deva ficar triste e apreensiva ou algo do tipo. Mas, o fato de eu mergulhar em uma tristeza profunda não estava tirando ele do buraco onde ele estava.

Hoje eu tenho a consciência de que eu o amo, que estou disposta a ajudá-lo, mas que preciso manter o equilíbrio. Convenci-me de que o fato de não entrar em um estado de "greve de alegria" não quer dizer que eu não esteja preocupada ou que não o ame.

Muitas vezes nos sabotamos com esses sentimentos. Achamos que por haver sofrimento no outro não temos o direito de ficarmos bem, se não, não estaremos de verdade tendo compaixão daquela pessoa. Isso não é verdade. Devemos estar dispostos, prontos a ajudar, devemos amar o próximo, mas isso definitivamente não significa entrar nessa "greve de alegria". Você pode sim estar bem consigo mesmo e se apiedar ou ter compaixão do sofrimento, da dor do próximo e ajudá-lo!